Vivemos numa cidade que é conhecida mundialmente por SETE LAGOAS, mas se um turista em sua visita a cidade quiser conhecer as sete lagoas que dão o nome a cidade vai ter que se contentar em conhecer apenas algumas delas, pois outras viraram de forma ilegal propriedades privada de alguns privilegiados e nenhum governante foi capaz de tomar providência contra isso.
A nossa Carta Magna, a Constituição Federal do Brasil de 1988, diz claramente que lagos e suas margens são patrimônios públicos e assim sendo pertencem ao Município e em seu art. 23 incisos I e II diz que é competência do governo preservar e proteger o patrimônio público.
Quero demonstrar ao leitor que nossas lagoas são patrimônio do povo e não de apenas alguns privilegiados, que delas de forma ilegal se apoderaram e as usam como se fossem propriedades particulares.
E vou além, pela constituição o Município não tem obrigação de pagar qualquer quantia financeira para desapropriar aqueles que de forma ilegal construíram as margens de nossas lagoas.
Deixo aqui algumas perguntas para que o leitor reflita e faça para si mesmo uma análise da situação:
Nossa cidade tem o nome de Sete Lagoas, mas apenas em quantas a população tem livre acesso?
Quantas estão sendo realmente preservadas e cuidadas pelo poder público municipal?
Já que as lagoas pertencem ao Município e não existe a necessidade de pagar pela desapropriação porque a Prefeitura Municipal de Sete Lagoas não toma as devidas providencias contra os invasores?
A não ser as Lagoas Paulino e Boa Vista as demais estão abandonadas ou viraram propriedades particulares.
Para mim é um absurdo o que fizeram e fazem com a Lagoa José Felix, pois além de ser uma bela lagoa, ela tem uma localização privilegiada e imagino que belo ponto turístico ela seria.
O estado de abandono das Lagoas Catarina e Cercadinho é outro absurdo.
A Lagoa Matadouro então, vai acabar desaparecendo tamanho é o abandono do poder público com ela.
Penso que toda essa situação não é culpa somente e exclusiva da Prefeitura Municipal, pois não se tem como negar a omissão e parcela de culpa da Câmara Municipal de Sete Lagoas nessa situação.
Para mim é mais fácil um galo nascer dente que um dia a população ter acesso as Lagoas José Felix e Chácara, pois elas foram apropriadas por ricos, pois se fossem por pobres com certeza o poder público já tinha colocado todos para correr!
Deixo aqui a minha sugestão para o Prefeito Maroca: Faça um desassoreamento na Lagoa José Felix e com a própria terra que vai ser retirada do fundo da lagoa, faça uma avenida contornando-a, com isso não será necessária a desapropriação nem briga com ninguém e beneficiará a toda população e turistas, pois todos poderão ter acesso a esta tão linda lagoa.
Prefeito Maroca, faça uma obra para eternizar seu nome! Faça!



Nenhum comentário:
Postar um comentário